2007-02-09

Gizmo

Hoje meu irmão me falou de um programa novo que eu não conhecia, o Gizmo. O Gizmo é um concorrente do Skype, mas ao invés de um protocolo proprietário ele utiliza o SIP, que é um padrão para VoIP (voz sobre IP). Dessa forma o Gizmo pode interoperar com outros programas e equipamentos de videoconferência, coisa que o Skype não faz.

Como o Skype, o Gizmo também faz chamadas a telefones fixos. E o preço é mais barato do que o Skype (pelo menos para chamar o Brasil, que foi o preço que olhei). Mas o legal mesmo do Gizmo é que ele permite fazer chamadas a telefones fixos de graça, observando as seguintes condições:
  • a pessoa que tu quer chamar tem que estar cadastrada no Gizmo;
  • a pessoa deve cadastrar o telefone fixo no perfil dela;
  • a pessoa deve estar na sua lista de contatos;
  • a pessoa deve ser um usuário ativo, ou seja, deve usar o Gizmo regularmente (então não adianta criar uma conta só pra aproveitar a promoção e deixá-la parada);
  • a pessoa tem que estar offline (óbvio, porque se ela está online então basta os dois usarem o Gizmo).
E era isso. Se essas condições forem respeitadas, é possível fazer chamadas de Gizmo para fixo sem pagar absolutamente nada. Mais informações na página da promoção. Para mim que estou no exterior isso é uma mão na roda.

Essa foi a dica de hoje. Espero que essa informação seja útil para alguém.